O método é recomendado para mulheres que querem conhecer mais o seu corpo e buscam mais prazer na hora do sexo. Além disso, outros benefícios como fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico e da prevenção de doenças como incontinência urinária e hemorróida são as principais causas na busca pela técnica.
Apesar de trazer muitos benefícios, não é todo mundo que pode começar a praticar o Pompoarismo. Existem algumas situações onde a técnica é indicada, porém, com maior cautela.
DIU
É usado como método contraceptivo, apesar de não ter contraindicações graves, é importante consultar o médico antes de começar a praticar o Pompoarismo, principalmente, se ele foi colocado recentemente.
Na gestação
Nos três primeiros meses de gestação não é recomendado fazer exercícios de contrair e relaxar a musculatura íntima porque pode provocar perda fetal. Porém, é importante conversar com o obstetra sobre o assunto.
Endometriose
Se você tem endometriose, pode sentir desconforto ao realizar os exercícios de Pompoarismo, isso porque ele estimula o aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica.
Você pode sempre consultar um médico especialista para melhor orientação.
Inflamações e infecções
Se tiver qualquer tipo de inflamação ou infecção, você deve evitar praticar a técnica, ou seja, primeiro é preciso verificar com o ginecologista se o útero e/ou a região pélvica está saudável para receber objetos e fazer contrações a fim de evitar grandes complicações futuras.